quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Calçada

Olá pessoal

Hoje vim mostrar pra vocês a última novidade da nossa construção.
A calçada começou a ser feita, fechei com o calceteiro "nome estranho", mas é assim que o povo do interior chama o camarada que instala as pedrinhas.

Depois de muitas pesquisas e brigas com o marido, decidimos que seria melhor utilizar o mosaico português, o marido queria muito colocar placas de concreto de 50x50 eu acho bonito, mas não sei se funciona legal, pois teríamos que coloca-las na rampa da garagem também (tinha receio que com o tempo quebrasse).

Outra alternativa seria a utilização de paver, mas que não combina com estilo da casa talvez se ela fosse mais moderninha, então restou o mosaico português.
Eu queria muito mesmo uma calçada toda branquinha com as bordas em preto, mas quase tive um treco quando fui orçar o valor das pedras.

Elas são vendidas por metros cúbicos (igual areia, pedra), cada m3 de pedra faz 15 metros quadrados de calçada, então o bagulho é doido e dá um trabalho dos infernos pra calcular, porque você tem que medir quantos metros lineares vão pra depois transformar em metros quadrados e depois em metros cúbicos.

Ex:
Minha calçada tem 24 m de comprimento e tem 3,20 m de largura
24,00 x 3,20 = 76,80 metros quadrados
Como já sei que 1 m3 de pedras faz 15 metros quadrados
Divido 76,80 por 15 e tenho a quantidade de metros cúbicos

Mas se a calçada for cheia de frescuras ai o negócio complica um pouco mais, foi o caso da minha, que receberá uma borda em outra cor e também é cheia de recortes, ai precisa calcular cada pedacinho e depois somar as metragens.

Vamos aos preços de cada cor de pedra m3

Preta      R$ 280,00
Amarela R$ 350,00
Rosada  R$ 350,00
Branca   R$ 650,00 (a bicha é de Curitiba)

Valor da mão de obra do Calceteiro  por m2 trabalhado

Pedra branca R$ 25,00
Demais cores R$ 22,00

Fora o bafo
66 metros de guias
6 metros de Areia grossa
20 sacos de Cimento

Resumão vou gastar mais de R$ 5.000,00 só na calçada, garagem e varanda

O post é longo, mas acredito que vai ajudar muitas pessoas que assim como eu ficam cheias de dúvidas em 
relação a calçada.

E lá vai fotos:


As guias já instaladas

Parte das pedrinhas

Aqui começando a colocação das guias, nas duas extremidades teremos um jardim

 Olha o Calceteiro o homem não tem uma das pernas, mas é um dos melhores profissionais do ramo 
"muito gente boa"

Comecinho da calçada, centro bege com bordas brancas


Vamos ver no que vai dar

Beijocas
fui...






4 comentários:

  1. Bela escolha, parabéns, depois de pronta que ver! Bjkas fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto ficará linda sua calçada!!!
    Estou amando suas informações...
    Indiquei no meu blog uma tag para você, espero que goste, http://construindominhacasaclean.blogspot.com.br/2013/02/tag.html
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Menina adoro essas pedrinhas,pena que aqui em casa não deu para eu colocar.
    sua casa ta linda ...
    Parabéns!bj!

    ResponderExcluir
  4. Oi tua casa esta fincando linda, também penso em colocar essas pedras na cor branca lá em casa futuramente.

    Bjs.

    ResponderExcluir