sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dúvida Cruel - Verniz ou Tinta?

Olá pessoal,

Acho que não sou a única que fica cheia de dúvidas a cada nova etapa da obra, primeiro foi pra escolha do projeto, depois a escolha das telhas, portões, portas e por aí vai ...

A bola da vez é o acabamento das portas, janelas e forros de madeira.
E Teremos muitas peças de madeira na casa, a sala, varanda e garagem tem madeiramento com forro aparente, as portas e janelas são em madeira.
Tenho medo de envernizar tudo e ficar com cara de casa de sítio, não é essa a intenção.

Verniz x Tinta

Ambos são lindos, mas o que mais esta pesando na minha escolha é manutenção e limpeza.

No quesito manutenção a tinta ganha do verniz, já que com o sol e chuva os beirais e janelas devem ser retocados com verniz a cada 2 anos no máximo. E a tinta a cada 15 anos ou quando enjoar da cor.

No quesito limpeza o verniz ganha da tinta, por ser no tom da madeira, acaba disfarçando a sujeira (não que não precise ser limpo), mas fica menos evidente que na madeira pintada de branco. Eu pretendo colocar a mobília escura principalmente na sala, pois tenho três filhos pequenos que sujam tudo ao redor.














Dúvida Cruel, e vocês o que fariam? Verniz ou Tinta Branca ?

Beijos e bom final de semana pra todos




5 comentários:

  1. Bom Luciana, a dúvida é cruel mesmo.Aí vai ser uma questão de gosto mesmo. Na minha casa será tudo em esquadrias branca. Acho em madeira com verniz fica muito bonito,mas se eu fosse fazer em casa eu optaria por pintar de branco.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana!
    Acho que se sua casa for em tijolo aparente, talvez fique melhor com verniz... Não sei se fica bom madeira pintada com tijolo aparente, na minha idéia parece meio estranho...
    Não acho que vai ficar com cara de casa de fazenda não! Vc pode dar uma cara meio francesa na casa! Suuper charmoso!!! Ou uma cara moderna e ecológica! Minha arquiteta nos mostrou uma casa que fez toda com forro de madeira, com bastante vidros, ficou incrível!
    Agora, se não for de tijolo aparente... aí acho que vale tudo!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Luciana,


    Eu colocaria tinta, até mesmo porque não gosto de tons escuros em toda a casa...mais o detalhe que a Keka citou acima, se os tijolos são aparentes fica estranho usar a tinta, a combinação melhor é o verniz... a não que vc veja na net uma combinação de tinta com tijolos aparentes ( a 1ª foto que colocastes tem um detalhe legal), mais no seu caso seria a casa toda???

    Bjos,

    ResponderExcluir
  4. Bem eu amo a madeira em sua cor natural, apenas com um verniz, fica com um ar sofisticado de casa de fazenda ou de montanha, como as casas de Campos do Jordão ou de Gramado. Tinta fica com um ar pesado, como se não fosse natural. Mas ai é gosto eu prefiro algo mais aconchegante com ares de montanha. :)

    ResponderExcluir
  5. olá! acredita que estou nesse dilema agora? o que vc acabou decidindo? se arrependeu? rs. abraço :)

    ResponderExcluir